Retrospecto completo: São Paulo x Corinthians - História e duelos marcantes

Rivais desde que se encontraram pela primeira vez, Corinthians e São Paulo contam os anos para completar um século de história. Com o primeiro embate datado de 1930, pelo Campeonato Paulista, os adversários não sabem o que é passar longos períodos de tempo afastados.
➕ CBF define arbitragem de clássico entre São Paulo e Corinthians
Aquele primeiro jogo terminou com vitória do Corinthians, por 2 a 1, enquanto o São Paulo só venceria a primeira em 1932. No entanto, emendaria seis vitórias seguidas, em retrospecto que trouxe diversas trocas de comando ao longo dos anos. Com mais de 300 jogos, são infinitas histórias para contar.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Para se ter uma ideia, o clássico já aconteceu por Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, Paulista, Copa Conmebol, Rio-São Paulo e Robertão além dos torneios Copa Bandeirantes, Taça SP, Taça Governador de São Paulo, Octogonal Rivadavia e Taça Cidade de São Paulo, entre outros.
Números gerais
São Paulo e Corinthians, no retrospecto completo, já se enfrentaram 318 vezes ao longo do tempo. E o equilíbrio é evidente, com leve vantagem para o Timão: 113 vitórias, contra 100 do Tricolor e 105 empates. Os dois dividem até o mesmo período de invencibilidade, com 13 jogos seguidos para cada sem perder.
O ranking de maiores artilheiros do clássico reúne nomes sagrados nas histórias dos dois clubes, com Aloisio Chulapa puxando a fila: foram 17 gols em 25 jogos, defendendo os dois times. Cláudio e Baltazar aparecem logo atrás, com 14 cada, seguidos pelos 12 de Luizinho. Leônidas e Flávio, um de cada lado, fizeram 11.
Dos tempos mais recentes, Marcelinho Carioca e Luis Fabiano somam dez gols cada no clássico, enquanto Raí fez nove — mesmo número de Danilo. Rivellino tem sete, um à frente de Luciano, Elias, Sócrates e Calleri, com cinco para Casagrande, Lucas Moura e Deivid, entre outros.
Jogos marcantes
Relembrar todos os jogos marcantes da história entre Corinthians e São Paulo é tarefa quase impossível; por isso, o MundoBola decidiu separar uma final com final feliz para cada lado — e imagens ao vivo. O Timão ficou com o Brasileirão de 1990; o Tricolor, com o Campeonato Paulista de 1998.
Aquele Brasileirão, inclusive, foi o primeiro da história do Corinthians, que carregava o rótulo de time que batia na trave no torneio nacional. Naquele ano, porém, a marca cairia. Após um empate simples em 1 a 1 na primeira fase, o Timão tiraria Atlético-MG e Bahia no mata-mata, enquanto o Tricolor eliminava Santos e Grêmio.
E a decisão trouxe dois jogos no Morumbi, com um mando para cada lado — e duas vitórias por 1 a 0 do Corinthians. Na ida, Wilson Mano definiu o placar no início do primeiro tempo; na volta, o talismã Tupãzinho entrou para a história alvinegra ao selar o primeiro título brasileiro da história do clube.
Oito anos depois, o São Paulo seria campeão pela última vez sobre o Corinthians, ao menos até os dias atuais. No Paulista de 1998, cada um terminaria como líder de seu grupo; depois, o Timão tiraria a Portuguesa nas semifinais, enquanto o Tricolor eliminaria o Palmeiras.
Na decisão, o título foi decidido na base do drama. A primeira partida terminou com vitória do Corinthians, em casa, por 2 a 1. Marcelinho Carioca e Cris marcaram para o Alvinegro, enquanto Fabiano descontou. Mas o São Paulo fez o dever no Morumbi, na volta, e venceu por 3 a 1, gols de França (dois) e Raí. Didi fez o do Corinthians.
Último encontro
Voltando aos dias atuais, o último embate entre São Paulo e Corinthians aconteceu no Brasileirão de 2025, pela 15ª rodada. No Morumbis, o time da casa tentava sair da zona de rebaixamento, no 17º lugar, enquanto o Corinthians sonhava em se aproximar do grupo que ia à Libertadores.
No entanto, o mais desesperado à época venceu, com Luciano marcando duas vezes em três minutos: abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo e fechou aos 35. O duelo ainda marcou o primeiro encontro do técnico Hernán Crespo com o torcedor do São Paulo em casa.











