Retrospecto completo: São Paulo x Bragantino - História, duelos marcantes e curiosidades

Atualizado: 07/11/2025, 22:11
São Paulo e Red Bull Bragantino se enfrentam há cerca de 60 anos

Confronto envolvendo times paulistas, São Paulo x Bragantino remonta a tempos antigos no futebol brasileiro. Afinal de contas, as duas equipes se encontraram pela primeira vez no longínquo ano de 1966, com triunfo do Tricolor sobre o Massa Bruta — que ainda nem sonhava com a chegada da Red Bull.

➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos

Desta forma, o MundoBola São Paulo destaca o retrospecto completo entre as equipes, com os números acumulados nestes quase 60 anos de história. Todos os jogos foram por Campeonato Paulista, Brasileirão ou Copa do Brasil.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Números gerais de São Paulo x Bragantino

Considerando todos os jogos oficiais da história entre São Paulo e Bragantino, a vantagem, naturalmente, é do Tricolor. Foram 57 partidas no período, com 27 vitórias do São Paulo, 16 empates e 14 triunfos da equipe hoje controlada pela Red Bull.

O São Paulo marcou 86 gols sobre o adversário, uma média de 1,51 por jogo, enquanto o Bragantino anotou 57 — exatamente um por partida. Os dois empatam, porém, em número de vitórias seguidas sobre o outro: ninguém conseguiu passar de três.

Jogos marcantes

Considerando tempos recentes, um dos embates mais marcantes entre São Paulo e Bragantino veio em 2014. No único encontro pela Copa do Brasil, pela terceira fase, só os visitantes venceram — e o time dos energéticos levou a melhor. Na ida, o Tricolor venceu por 2 a 1, em Ribeirão Preto, e levou a vantagem para o Morumbi.

A questão é que o São Paulo, na época com Muricy Ramalho de técnico, não esperava a remontada do Massa Bruta. E as coisas ficaram ainda mais fáceis com o gol de Paulo Miranda, com apenas oito minutos no jogo da volta.

O Bragantino passou a precisar de três gols para passar direto, em pleno Morumbi — e conseguiu. Cesinha empatou aos 22, Gustavo Carbonieri virou aos 20 minutos do segundo tempo e Guilherme Mattis completou o 3 a 1 dez minutos depois. Nas oitavas, o Bragantino cairia para o Corinthians.

No ano seguinte, o São Paulo se vingaria no Campeonato Paulista. Pela quinta rodada da primeira fase, o Tricolor enfiou 5 a 0 no adversário em pleno Nabi Abi Chedid, com gols de Boschilia (dois), Alan Kardec, Alexandre Pato e Centurión. Valeu pouco em termos de campeonato, mas representou uma resposta após a eliminação em 2014.

Curiosidades

  • O maior jejum entre os times é do Bragantino, que passou dez jogos sem conseguir vencer o São Paulo. Aconteceu entre 1995 e 2009
  • Ninguém conseguiu vencer mais do que três partidas seguidas um contra o outro. O São Paulo o fez entre 2015 e 2019; o Bragantino, entre 2021 e 2022
  • O São Paulo não vence o Bragantino há três partidas, com duas vitórias e um empate. O último triunfo foi em junho de 2024, no Brasileirão

Último encontro

O São Paulo x Bragantino mais recente aconteceu pelo primeiro turno do Brasileirão 2025, mais exatamente na 14ª rodada. Em duelo movimentado no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, o time da Red Bull chegou a virar depois de sair atrás, mas acabou sofrendo o empate em 2 a 2.

André Silva abriu o placar para o São Paulo, ainda aos nove minutos do primeiro tempo, mas Guzmán Rodríguez e Andrés Hurtado viraram para o Red Bull Bragantino — um no final do primeiro e outro, no início do segundo tempo. Pouco antes dos 20, entretanto, André Silva marcou de novo e determinou o 2 a 2 no placar.

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.