Quantas Libertadores o São Paulo tem? Relembre as conquistas do tricolor

O São Paulo é um dos maiores campeões da Libertadores dentre os times brasileiros. O tricolor paulista é conhecido por sua tradição na competição internacional e seus torcedores sempre usam as conquistas do torneio como argumento para falar sobre a grandeza do time.
➕ São Paulo reduz dívida, mas ainda convive com forte pressão financeira
Mas afinal de contas, quantas Libertadores o São Paulo tem? Vamos relembrar cada uma das conquistas do tricolor paulista. Veja a seguir.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
São Paulo é um dos grandes campeões da Libertadores
A Copa Libertadores da América já foi conquistada pelo São Paulo em três oportunidades, nas temporadas 1992, 1993 e a última em 2005.
Além dos três títulos, o São Paulo também já foi finalista da competição em mais três oportunidades: 1974, 1994 e 2006, quando ficou com o segundo lugar.
São Paulo campeão da Libertadores 1992
Na temporada 1992, o tricolor enfrentou o Newell's Old Boys, da Argentina, na decisão. O jogo de ida terminou 1 a 0 para os argentinos, mas o time brasileiro venceu a partida de volta também por 1 a 0 e o título foi decidido na disputa de pênaltis.
Convertendo três cobranças, contra duas do adversário, o título ficou com o tricolor do Morumbi.
Escalação do São Paulo na partida decisiva: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Müller (Macedo) e Elivélton. Treinador: Telê Santana.
Bicampeonato do São Paulo na Libertadores em 1993
No ano seguinte, o São Paulo venceu a Libertadores pela segunda vez. Agora, enfrentando a Universidad Católica, do Chile.
Uma goleada no jogo de ida, 5 a 1 para o time brasileiro. Na volta, a equipe chilena fez 2 a 0 no placar, mas não foi o suficiente para reverter o placar agregado que ficou 5 a 3 para o tricolor.
No jogo decisivo, o São Paulo jogou com: Zetti; Vítor (Catê), Válber, Gilmar e Ronaldo Luís (André Luiz); Pintado, Dinho, Cafu e Raí; Palhinha e Müller. Técnico: Telê Santana.
Terceiro título do São Paulo na Libertadores foi conquistado em 2005
A terceira, e até o momento última conquista do tricolor paulista na Copa Libertadores aconteceu na temporada 2005. Na ocasião, a final foi brasileira contra o Athletico Paranaense.
Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, o São Paulo goleou na volta por 4 a 0 e assegurou o tricampeonato. Os gols do título foram marcados por Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.
O time teve a seguinte formação: Rogério Ceni; Cicinho, Alex Bruno, Fabão, Diego Lugano e Júnior (Fábio Santos); Josué, Mineiro e Danilo; Luizão (Souza) e Amoroso (Diego Tardelli). Técnico: Paulo Autuori.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
São Paulo não será mais o maior vencedor brasileiro da Libertadores
Com a final da edição 2025 da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, o São Paulo perderá o posto de time brasileiro com mais títulos da competição.
Somando três conquistas, o tricolor é atualmente o maior vencedor ao lado de Santos, Grêmio e justamente de Palmeiras e Flamengo, times que decidirão a competição nesta temporada. Sendo assim, quem sair vencedor do duelo entre alviverdes e rubro-negros se tornará o brasileiro mais vencedor da Libertadores na história.











